top of page

Acúmulo de créditos fiscais – Impactos e soluções.

Republicado em 5 de setembro de 2018

O acúmulo de créditos fiscais é uma preocupação constante das empresas que dedicam-se à fabricação de produtos isentos, não tributados ou tributados à alíquota zero de IPI, PIS e COFINS, bem como, pelas exportadoras e por aquelas que praticam operações incentivadas, incluindo as sujeitas ao ICMS.

 

Ocorrendo tal situação, há impactos relevantes no fluxo de caixa, uma vez que as empresas pagam os referidos tributos por ocasião do faturamento por seus fornecedores, e não conseguem recuperá-los por não terem a operação final tributada.

 

Em situações extremas, pode haver também impacto no resultado contábil, caso seja exigida a baixa do saldo de créditos considerados irrecuperáveis, constantes do balanço, nos termos das regras contábeis.

 

Como formas de evitar ou minimizar o acúmulo de créditos, a legislação tributária oferece algumas alternativas, que poderão ser aplicadas a setores e operações específicas, a depender do tipo de negócio ou transação.

 

Através da metodologia da exploração, identificação da causa e modelagem futura, é possível encontrar soluções para os diversos casos de acúmulo de créditos, com impacto positivo no resultado contábil e fluxo de caixa.

Reginaldo Angelo dos Santos.

CONECTANDO TRIBUTAÇÃO E NEGÓCIO

bottom of page