top of page

Frota própria, leasing, locação ou contratação de serviços. Conheça os impactos tributários de cada opção.

Republicado em 5 de setembro de 2018

“Após frete tabelado, empresas avaliam frota própria". Esta manchete acima tem ocupado os principais veículos de comunicação do país, fruto da preocupação das empresas com o aumento do custo do frete após o tabelamento determinado pelo Governo.

Como toda modelagem de negócio, a decisão deve ser precedida por vários estudos, dentre os quais o tributário. O modelo escolhido pode representar maior vantagem ou desvantagem fiscal, dadas as particularidades acerca da recuperação de créditos, que pode representar cerca de 30% do custo total.

Sendo assim, é importante avaliar os impactos fiscais entre as modalidades de compra, locação, leasing, contratação ou subcontratação de empresa de transporte. Há diferenças significativas na tributação e recuperação de créditos em cada uma delas, podendo representar aumento ou redução de custos a depender da opção.

Há ainda questões relativas ao crédito fiscal sobre a aquisição de combustíveis, lubrificantes, manutenção, partes e peças, que podem ser diferentes de acordo com a modalidade escolhida.

A Tax For Business traz experiência na orientação fiscal estratégica em importante multinacional do agronegócio, em assuntos relativos à frota, contratação de transporte e logística, podendo contribuir com as empresas na tomada da melhor decisão.

Reginaldo Angelo dos Santos.

CONECTANDO TRIBUTAÇÃO E NEGÓCIO

bottom of page