Mais de 5.500 Municípios, 26 Estados, Distrito Federal, União e várias espécies tributárias. Devido a essa complexidade, a maioria das empresas brasileiras vê como um desafio cumprir 100% dos requisitos fiscais.
A legislação brasileira é complexa, extensa e sujeita a mudanças frequentes. A maior parte da exposição a riscos vem da obrigação de cumprir as regulamentações de diversas autoridades fiscais e de acompanhar o ritmo das alterações nas regras tributárias.
As principais causas podem ser resumidas em:
-
Não aderência às normas por aplicação incorreta da legislação tributária (grande parte dos requisitos não é clara e traz mais de uma interpretação);
-
Erro ou falta de conhecimento fiscal por parte dos envolvidos direta e indiretamente em temas tributários (internos e terceirizados);
-
Descumprimento das normas devido a fatores inerentes ao ambiente empresarial como como pressão orçamentária, tempo ou recursos insuficientes.
Em qualquer situação, deve-se ter em mente que as regras tributárias são inegociáveis, sendo importante que as organizações contem com assessoria especializada, interna ou externa, que possa garantir níveis de compliance fiscal necessários à atividade empresarial.
As consequências do descumprimento podem ser extremamente danosas, desde a aplicação de multas, perda financeira, impedimento de fazer negócios por falta de regularidade fiscal, fechamento de unidades e até mesmo acusações criminais contra sócios e administradores.